LIPEDEMA
- Dra. Vanessa Finato
- 30 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2024
O Lipedema, também conhecido como "síndrome da gordura dolorosa" é uma doença crônica de alta prevalência, acometendo cerca de 12,3% da população feminina brasileira, de acordo com os dados de um estudo recente (Amato et al 2022).
A doença é caracterizada por um acúmulo anormal de gordura nos membros, sobretudo inferiores, que pode causar desconforto, deformidades e limitações funcionais e que não desaparece com a realização de dietas e ou com exercícios físicos.
Infelizmente este diagnóstico ainda é pouco conhecido, tanto pelos médicos quanto pela população em geral, fazendo com que esta condição seja frequentemente confundida com outras situações e doenças, como a obesidade, a insuficiência venosa e o linfedema, o que acaba trazendo muito sofrimento e desesperança para as suas portadoras, que são na grande maioria mulheres em idade reprodutiva.
Felizmente, atualmente existem vários exames que podem auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento do tratamento desta doença e dentre eles está a ultrassonografia.
Através de protocolos específicos, a ultrassonografia pode ajudar os médicos a confirmar ou afastar a hipótese diagnóstica de Lipedema e diferenciá-lo de outras doenças.
Por isso, se você tem ou suspeita desta doença, entre em contato para mais informações!
